InterPET

interpet

InterPET – UFU, é um grupo composto pelos grupos PET da Universidade Federal de Uberlândia.

Este grupo realiza periodicamente reuniões com os representantes de cada grupo PET UFU a fim de integrar os grupos,compartilhar conhecimentos dos projetos realizados pelos mesmos, além de organizar e executar em conjunto diversas atividades internas, direcionadas tanto à comunidade acadêmica quanto à comunidade externa.

O grupo participa ativamente de eventos que reúnem outros grupos PET de todo Brasil, como os que se seguem:

  • UAI PET – Encontro dos PET de Minas Gerais;
  • Sudeste PET – Encontro dos PET da Região Sudeste;
  • ENAPET – Encontro Nacional dos Grupos PET;

Os principais eventos organizados pelo grupo estão descritos a seguir:

Cine InterPET

 O grupo organiza a apresentação de um filme à comunidade, por mês. Os temas são diversos, sendo eles: técnicos, culturais, políticos, ambientais e sociais. Após a exibição há uma discussão acerca do tema abordado que visa instigar a consciência crítica dos presentes.

Semana do Meio Ambiente

 Essa atividade é normalmente desenvolvida no primeiro semestre letivo em comemoração a semana do dia do meio ambiente (5 de junho).  A principal finalidade do evento é difundir conceitos de sustentabilidade ambiental a alunos dos ensinos fundamental e médio, a comunidade acadêmica e a todos interessados da sociedade em geral. Nesse evento há palestras, mesas redondas, debates e oficinas, que são ministrados tanto por petianos, por professores e por profissionais de áreas relacionadas ao meio ambiente.

Para maiores informações, acesse o site do evento.

 Jornada PET

 A Jornada PET é realizada anualmente desde 2002, pelo grupo InterPET – UFU.  Consiste em um evento, com duração de uma semana, com diversos minicursos, debates, exibição de filmes e documentários, nas mais diversas áreas de conhecimento.

O evento geralmente possui uma temática central a ser seguida por cada grupo PET – UFU, que deverá preparar um minicurso que envolva a temática relacionada a  sua área de conhecimento.

O público alvo da Jornada PET é toda a comunidade externa, em especial os alunos do ensino médio das escolas públicas e particulares da cidade de Uberlândia e da cidade de Ituiutaba. Entretanto, conta ainda com a participação da comunidade acadêmica, como alunos de graduação, petianos e professores.

A última edição do evento, IX Jornada PET, teve como tema: “Universidade e os desafios profissionais”.

Para maiores informações, acesse o site do evento.

Anúncios